¿Quem somos?

IBERMAR é a Rede Ibero-Americana de Manejo Costeiro Integrado, inicialmente patrocinada pelo Programa Ibero-americano de Ciência e Tecnologia para o Desenvolvimento (CYTED). Nela, mais de 200 pesquisadores e gestores, divididos em grupos de 16 países diferentes se unem para trabalhar juntos em um projeto comum.

OBJETIVO GERAL:

A Rede IBERMAR visa contribuir para o cumprimento dos compromissos globais e regionais, relacionados com os meios marinho e costeiro ibero-americanos, e o uso de seus recursos abióticos e da biodiversidade, por meio da sustentabilidade, assinado pelos países Ibero-americanos em: Capítulo 17 da Agenda 21 (1992). Algarismo IV. Proteção do nosso ambiente comum. Declaração do Milênio (2000). Os algarismos 30 a 38 do Plano de Implementação das Decisões da Cúpula Mundial sobre o Desenvolvimento Sustentável (Joanesburgo, 2002). Algarismo 6. Declaração Numeral Salamanca. XV Cúpula Ibero-americana (2005). Declaração de Buenos Aires. VI Fórum Ibero-Americana de Ministros do Meio Ambiente (2006). Numerais 18 e 19 Declaração de Montevidéu. XVI Cúpula Ibero-Americana (2006).

A Rede de fomentará a aproximação entre a ciência e a tomada de decisões, reduzindo a lacuna que existe tradicionalmente entre o conhecimento científico e a gestão integrada (ecológica, socioeconômica e cultural) dos assuntos públicos marinhos e costeiros. Atendendo finalmente, e de maneira especial, a necessidade de participação conjunta das autoridades/gestores, universidades/centros de pesquisa, movimentos sociais, na apropriação e aplicação da abordagem integrada para a gestão e desenvolvimento sustentável dos espaços marinho e costeiro ibero-americanos.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS:

Estabelecer a plataforma de interação/coordenação do espaço ibero-americano, para o intercâmbio de conhecimento e experiências orientadas ao manejo costeiro integrado. Formular, acordar em uma escala regional, e propor à Secretaria Geral Ibero-americana (SEGIB), o estabelecimento do Programa Ibero-americano de Cooperação e Transferências Científica e Tecnológica em Manejo Costeiro Integrado, como programa oficial de cooperação na região.

METAS:

IBERMAR quer contribuir tanto para destacar as causas por trás da deterioração ecológica, da perda da biodiversidade marinha, da desigualdade social e da pobreza crescente que é evidente na maior parte da costa ibero-americana, como para propor e promover a abordagem interdisciplinar e complexo do Manejo Costeiro Integrado, no contexto das convenções e acordos globais e regionais que incitam o desenvolvimento sustentável deste território único e essencial. Visa então ser adicionado de forma substancial aos esforços, ainda heterogêneos, feitos em todo o planeta, mas especialmente na ibero-américa, para levar o discurso ambiental e da sustentabilidade, além das propostas de compromisso habituais e da necessidade de revisão conceitual do meio ambientalismo vigente.